Um passeio de prego a fundo
Foi preciso esperar 133 dias e quase uma volta de campeonato para ver o Benfica ganhar um jogo de forma clara e sem discussão. Foi ontem em Setúbal, onde o resultado final de 4-0 só é batido pela meia dúzia aplicada no terreno do Marítimo a 7 de Dezembro. A equipa de Quique Flores aproveitou as fragilidades do Vitória - a equipa com mais derrotas em casa na Liga Sagres, oito em 13 partidas - para manter acesa a velinha que ilumina o caminho até ao segundo lugar e consequente apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. A cinco jogos do final do campeonato, os encarnados continuam na luta.
O treinador espanhol surpreendeu ao manter Katsouranis no banco, repetindo o onze que tinha perdido na semana passada frente à Académica. Tal como na última jornada, os encarnados criaram muitas oportunidades - mas desta vez marcaram algumas... Perante um meio-campo do Setúbal que deu sempre demasiado espaço, pois Elias e Ricardo Chaves estiveram demasiado longe do pivô Hugo, Carlos Martins e Rúben Amorim dominaram aquela zona. Mas o verdadeiro artista jogou encostado ao lado direito: Reyes desfez a auto-estima de Michel, lateral-direito adaptado ao lado contrário, com meia dúzia de nós e foi o despertador que tirou o Benfica do adormecimento inicial.
Ao fim de 15 minutos de algumas complicações junto da área de Quim, o Setúbal encolheu-se. Muito por culpa das arrancadas de Reyes, mas também por causa das movimentações de Nuno Gomes, que foi visto até a marcar um lançamento lateral. O capitão do Benfica foi o primeiro a obrigar a mudanças no marcador do Estádio do Bonfim ao cabecear muito bem a cruzamento de Sidnei. Tinham-se jogado 26 minutos, respiravam as águias de alívio, pois o mais difícil estava feito.
Ao contrário do que tantas vezes aconteceu esta época, o Benfica não recuou à espera de ser atropelado pelo destino. A defesa continuou subida e, melhor que tudo, o ataque pôde beneficiar do imenso espaço dado pelos centrais do Vitória. Cardozo, aos 28', teve todo o tempo do mundo para interceptar um remate de Carlos Martins, virar-se para a baliza e fuzilar Pavel Kieszek. Era o 2-0 e um ponto final nas dúvidas. Quem as tinha, perdeu-as nos momentos que se seguiram, quando os encarnados desperdiçaram uma mão-cheia de oportunidades claras. O ritmo chegou a ser de peladinha de amigos, com toques de calcanhar, bolas passadas por cima dos adversários e vários remates na mesma jogada. Mas só nos descontos da primeira parte é que o Benfica marcou o terceiro. O autor foi novamente Cardozo, na conclusão fácil de um contra-ataque conduzido por Nuno Gomes e Reyes. Foi a primeira vez esta época que a equipa da Luz rematou mais de 20 vezes e venceu...
A história do jogo acabou ao intervalo, sobretudo porque não se via, na equipa de Carlos Cardoso, capacidade para reagir. Deu para Quique Flores fazer descansar Reyes e Aimar e dar mais minutos a Di María e Urreta. O argentino também entrou com a corda toda e ofereceu o quarto golo da noite a Nuno Gomes, que aproveitou para fechar as contas de um jogo que chegou a parecer um treino. O Vitória ajudou, mas este Benfica ferido no orgulho não deve ser menosprezado.
Setúbal 0-4 Benfica
Estádio do Bonfim
relvado bom
5 mil espectadores
Árbitro Artur Soares Dias (AF Porto)
Assistentes Rui Licínio e João Silva
4.º árbitro José Godinho
-
Setúbal
Treinador Carlos Cardoso
31 Kieszek GR 4
14 Janício LD 4
4 Robson DC 3
15 Auri DC 3
2 Michel LE 3
3 Hugo MD a INT 3
8 Elias AD a 37' 3
13 Ricardo Chaves AE 4
24 Regula MO a 76' 4
20 Leandro Lima AV 5
7 Bruno Gama AV 4
-
1 Milojevic GK
80 Anderson DC
13 Filipe Brigues MD d INT 6
27 Moisés AD d 37' 3
91 Carrijo MO
81 Joeano AV
9 Lainoel AV d 76' 3
-
amarelos 35' Elias
vermelhos Nada a assinalar
Benfica
Treinador Quique Flores
12 Quim GR 5
14 Maxi Pereira LD 6
27 Sidnei DC 6
28 Miguel Vítor DC 6
23 David Luiz LE 6
24 Carlos Martins MD a 73' 7
15 Rúben Amorim MD 6
6 Reyes AD a 58' 7
10 Aimar AE a 76' 6
21 Nuno Gomes AV 8
7 Cardozo AV 7
-
1 Moreira GK
25 Jorge Ribeiro LE
8 Katsouranis MD d 73' 5
26 Yebda MD
20 Di María AE d 58' 6
16 Urreta AD d 76' 3
9 Mantorras AV
-
Golos [0-1] 26' Nuno Gomes [0-2] 28' Cardozo [0-3] 45'+2' Cardozo [0-4] 71' Nuno Gomes
amarelos 39' Rúben Amorim
vermelhos Nada a assinalar
Parabens Benfica
Vitória Justissima:D
Avaliação o jogo para Maxi Pereira:
Maxi Pereira 6
Facilitou um pouco no início do jogo, permitindo algumas veleidades na sua área de jurisdição. À medida que o tempo foi passando e os golos aparecendo, ganhou outra segurança, atingindo os níveis de outras partidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário